RESUMO: A BIOLUMINESCÊNCIA DOS FUNGOS
A bioluminescência resume-se na emissão de luz fria e visível por seres vivos, onde é encontrado em maior quantidade nos oceanos. Dentre as espécies que são consideradas bioluminescentes, está o grupo dos fungos, na qual existem fatos que conceituam sobre a produção de luz em alguns materiais, tanto celulósicos, como em decomposição. Outro fato comprovado na espécie fúndica da bioluminescência, é que a luz emitida por eles, não possuía calor algum, mas isso não importava tanto, pois na época das pesquisas, os cientistas voltavam seus estudos apenas para a emissão de luz e não de calor, nem mesmo dos seres que a emitiam. Depois de anos de trabalhos, os cientistas conseguiram mencionar a bioquímica com seu estudo que envolvia a reação de emissão de luz, como a luciferina termostável (substrato) e luciferase (enzimas). A reação destas para a emissão de luz varia de cada espécie dependendo do produto e reagente. Para que ocorra emissão de luz nos fungos, foi comprovado que há necessidade de duas enzimas, na qual uma depende de NADPH ou NADH e é solúvel, e a outra insolúvel, possuindo função catalítica para a emissão da luz.
(Foto: Cassius Vinicius Stevani - Universidade de São Paulo (USP))http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/09/concurso-premia-melhores-fotos-cientificas-produzidas-no-brasil.html
http://centrifugandoideias.blogspot.com.br/2011/07/fungos-bioluminescentes.html
http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/o_universo_luminoso_dos_fungos_bioluminescentes.html
OLIVEIRA, A. G. et al. Bioluminescência
dos fungos: distribuição, função e mecanismo de emissão de luz. Quim. Nova,
Vol. 36, No. 2, p.314, 2013
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns Ciryslane gostei de sua postagem, as imagens nela contida representam muito bem o conteúdo falado.
ResponderExcluirCiryslane, o conteúdo do seu resumo nos trás a possibilidade de compreender compreender a emissão da luz.
ResponderExcluir